quinta-feira, 25 de julho de 2019

Juazeiro e o credo numa oposição inexistente. (Bandeira é oposição ?)



Que a prefeitura de Juazeiro está dominada por coronéis há mais de uma década já sabemos, uma série de ações fabricadas e bem articuladas são parte de um extenso repertório desta gestão que tem o poder desde 1 de Janeiro de 2009. A política em sua dimensão municipal, é diferente daquela que é feita em níveis estaduais e federais que apesar do aparelhamento, compra de voto e outras modalidades não éticas ou criminosas, a crença ideológica e o clamor popular pesam muito no resultado final das eleições.

O processo  eleitoral nos municípios passa muito pelo controle de empregos e de programas sociais mais do que os outros processos citados anteriormente, sabendo disso, a atual gestão da cidade de Juazeiro potencializou ao máximo este modo de fazer política, nunca se viu tantos órgãos aparelhados em função da prefeitura. São muitos os comerciantes que exalam o medo de mostrar apoio político a outros grupos, pois tem medo dos fiscais de postura, vigilância sanitária e outros órgãos de fiscalização que são utilizados como instrumentos de controle nas mão de Isaac não cito Bonfim, porque a população sabe que ele é parte das ações fabricadas mencionadas no início, um coitado).

No entanto, quando falamos de uma cidade, não podemo falar apenas do grupo que está no poder, ele seria o único existente em uma cidade com mais de 200 mil eleitores ? Não, com certeza não. Até porque todo grupo precisa de adversários para que o processo eleitoral tenha legitimidade. Por isso eu peço que guarde esta palavra, adversário. Esta é a palavra que temos, mas oposição não, essa de fato não temos.

Seria leviandade deste blog não ceder o protagonismo desta oposição inexistente para aquele que se apresenta assim desde que perdeu a reeleição em 2004, Joseph Bandeira. Até porque não poderia ainda empurrar este fardo para aqueles que estão aparecendo agora, muitos que nem do meio político eram, mas por motivos que ainda não são tão claros, decidiram agora. Por isso me faço repetitivo, é impossível dar este lugar a outro que não seja Joseph Bandeira.

Convido você leitor, a fazer um exercício mental, primeiro se fazendo uma pergunta: O que de fato é uma oposição ?
Este termo soa aos meus ouvidos como a junção de OPOR e AÇÃO, pensando assim, Joseph Bandeira cumpre esse papel? Se a sua resposta for sim, ele faz bem esse papel ?

Na opinião deste blog não, ele não é oposição.

As posturas de Joseph bandeira e equipe são incompatíveis com o papel de um político de oposição, a resposta está aqui mesmo, não há postura, não entrega, não existe ação. Apenas a paixão política por uma figura tão folclórica e apaixonante a primeira vista pode discordar desta verdade.

Pense fora dos períodos eleitorais, qual o ato, texto ou qualquer outra ação de repúdio a todas essas práticas cruéis existentes na prefeitura que Bandeira fez ? Qual o movimento ou grupo que Bandeira apadrinha ou encabeça na tentativa de fazer frente e chamar pra si esse tal protagonismo de oposição ?

Quando você viu esse tal protagonismo de Bandeira ter evidência fora de ano eleitoral ?

A culpa de todo caos não me parece ser apenas da  atual gestão, mas da omissão de quem deveria tomar posição.

O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.Martin Luther King

Talvez os bons não fiquem em silêncio.


2 comentários:

  1. Verdade,é fácil de mais arranjar culpados ao invés de soluções,mas as eleições estão chegando.(a que ponto chegou Juazeiro,meu Deus tem misericórdia de nós)

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente Juazeiro está um verdadeiro caos, Juazeiro está um atraso, não acredito que a população tenham corragem de votar nesce povo do PT e PCdoB novamentee.

    ResponderExcluir

O que esperar de um prefeito que culpa a população ?

Os dicionários pesquisados por este blog apontam o termo "culpa" como uma responsabilidade dada a outra pessoa, mas e...